sexta-feira, 19 de março de 2010

CLASSES MULTISSERIADAS: DESAFIO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Classe multisseriada é caracterizada na educação do campo pela reunião de um conjunto de séries em um mesmo espaço educativo. Lecionar para estas classes é um desafio para o professor que por mais que atue para atender a todas as turmas, preocupa-se com o fato de ter dado mais atenção a uma turma do que a outra; além de acumular, muitas vezes, entre outras funções, a função de inspetor de alunos, diretor e servente e também enfrentar a falta de recursos da escola. Este quadro revela a necessidade de desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de ensino oferecido à clientela da zona rural.
Este curso surpreendeu-nos com o acesso à legislação específica (Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB nº1 de 03 de abril de 2002 e a Resolução nº 2 de 28 de abril de 2008) e a orientações pedagógicas para o trabalho com classes multisseriadas.
Resolução nº2, de 28 de abril de 2008 – art. 3º “A Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental serão sempre oferecidos nas próprias comunidades rurais, evitando-se os processos de nucleação de escolas e de deslocamento de crianças”.
Vale a pena conferir o riquíssimo material do Programa Escola Ativa oferecido pelo Ministério da Educação no site http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoespedagogicasnovo1.pdf . Este programa tem como objetivo melhorar a qualidade do desempenho escolar de classes multisseriadas das escolas do campo orientado em pesquisas recentes com a educação do campo.
Estas informações para o professor que atua em classes multisseriadas fortalecem e enriquecem a prática pedagógica, ampliam a visão sobre educação e tornam a ação docente menos solitária. Já que é rara a oferta de capacitação para professores que trabalham com essas classes.

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